As ultrassonografias podem nos dar informações sobre órgãos no abdômen, tórax, coração e tendões, por exemplo.

O que é um ultrassom?

O ultrassom é uma forma de imagens que nos permite olhar dentro do corpo do seu animal de estimação, sem cirurgia. É uma técnica completamente não invasiva. A máquina de ultrassom emite ondas sonoras no corpo do animal de estimação, registra os ecos e os ecos dessas ondas sonoras formam uma imagem do que está acontecendo dentro do seu cão ou gato.

O que esperar do exame de ultrassom?

Se você já fez um ultrassom em si mesmo, sabe como é simples. O transdutor é pressionado sobre o seu corpo e as imagens aparecem em um monitor. A única diferença para um animal é de que o pelo tem de ser cortado para o contato do transdutor diretamente na pele. Normalmente, todo o abdômen pode ser analisado e em média o exame dura até 30 minutos. Não há necessidade de sedação, a menos que ocorreram biópsias ou citologia aspirativa.

Veja abaixo alguns dos diagnósticos mais comuns:

Massas no abdômen

Quando seu veterinário percebe uma anormalidade no abdômen, através da palpação abdominal ou radiografias, mostram uma possível massa (tumor). Um ultrassom pode muitas vezes dizer quais os órgãos são afetados e se a cirurgia é a opção certa.

Bexiga e rins

O ultrassom nos ajuda a olhar para dentro da bexiga, os rins, a próstata ou útero. Se o seu animal de estimação está com problemas para urinar, infecções constantes ou exames de sangue mostram problemas renais ou infecção, cálculo (pedras) nos rins ou bexiga ou na vesícula biliar.

Glândulas adrenais

Você provavelmente já ouviu falar sobre a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo) em cães mais velhos e como isso pode ser frustrante para diagnosticar e tratar. O ultrassom permite-nos olhar para as pequenas glândulas suprarrenais, difíceis de ver em radiografias simples.

Pâncreas, vesícula biliar

Inflamações, aumento no tamanho, imagens de infecção próxima aos órgãos (peritonites focais) são difíceis de serem identificadas se não houver um exame de ultrassom de boa qualidade. A pancreatite, uma doença muito comum hoje em dia, é diagnosticada pela ultrassonografia.

Há muitas outras coisas a serem descobertas em uma ultrassonografia abdominal e não somente para auxiliar na gestação, como ocorria no passado. Hoje a qualidade dos aparelhos (alguns com doppler) ajuda inclusive a determinar tromboses abdominais, permitindo avaliar o fluxo sanguíneo dentro das veias e artérias.

Consulte o clínico veterinário para receber uma orientação sobre como realizar o ultrassom. A prevenção é sinônimo de saúde, felicidade e longevidade.

Lembre-se: O EzVet somente poderá ser utilizado com agendamento prévio de seu atendimento ou exame, e somente de segunda a sexta, das 8 às 19, ou sábados, das 8 às 16 horas.