A doença periodontal é a doença que mais comumente acomete cães e gatos, atingindo cerca de 85% dos animais com mais de 3 anos de idade.

O que é a doença periodontal

Caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental (tártaro), a doença periodontal é responsável pelo mau hálito, gengivite, retração gengival, reabsorção óssea e perda do dente; provoca desconforto, dor e dificulta a mastigação, diminuindo a qualidade de vida do animal.

Além dos danos causados à boca, as bactérias formadoras de placa bacteriana podem atingir a corrente sanguínea, comprometendo órgãos como coração, fígado, rins e articulações.

O tratamento periodontal

O tratamento periodontal tem como principal objetivo impedir a progressão da doença periodontal. Deve ser instalado um plano terapêutico que envolva o controle diário da placa bacteriana de forma a evitar a recorrência da doença.

Tem por objetivo devolver a saúde bucal do animalzinho. Portanto, o objetivo do tratamento é remover toda a placa bacteriana e todo o tártaro acima e abaixo da gengiva. Este procedimento deve-se realizado todos os anos.

Pela saúde oral, as bactérias do tártaro liberam endotoxinas, e essas circulam no corpo do animal, causando lesões renais, no coração (endocardite), no fígado etc.

Deve ser realizado por um odontologista veterinário, anestesista e um centro veterinário totalmente equipado. Todos os exames pré-operatórios também deverão ser realizados.

Consulte o clínico veterinário para receber uma orientação sobre o tratamento periodontal. A prevenção é sinônimo de saúde, felicidade e longevidade.

Lembre-se: O EzVet somente poderá ser utilizado com agendamento prévio de seu atendimento ou exame, e somente de segunda a sexta, das 8 às 19, ou sábados, das 8 às 16 horas.