A voltinha no parque, o passeio na praia, a convivência com outros cachorros ou gatos de rua e até mesmo a estadia em creche ou hotelzinho para pets requer cuidados redobrados com doenças.

O passeio proporciona benefícios para a saúde do seu cão, ajudando a manter o peso, fortalecer a musculatura, reduzir a ansiedade e contribui para o bem-estar. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir que o seu melhor amigo não contraia doenças durante os passeios, pois os pets podem ser expostos a enteroparasitas (vermes, protozoários e bactérias patogênicas), agentes infecciosos virais e ectoparasitas (pulgas, carrapatos e mosquitos).

Doenças mais comuns

• Pulgas e carrapatos: a picada desses parasitas pode causar coceiras e alergias, além de doenças como erliquiose, babesiose, doença de Lyme, febre maculosa e bartonelose.
  • Verminoses: adquiridas através do contato com fezes infectadas, que não foram recolhidas do chão e contaminaram o ambiente. Sempre recolha as fezes do seu cachorrot, dessa forma você ajuda a cuidar da saúde de todos os pets também.
  • Giardíase: causada pelo protozoário Giardia lamblia, essa infecção intestinal provoca sintomas como diarreia, dores abdominais e vômitos. A giardíase é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa.
  • Gripe canina ou tosse dos canis: infecção respiratória altamente contagiosa, adquirida principalmente em locais com aglomeração de cães.
  • Cinomose: doença viral grave, altamente contagiosa e muitas vezes fatal, transmitida pelo contato entre um cão doente e outro não vacinado.
  • Parvovirose: doença viral que afeta o sistema gastrointestinal do cão e pode levar à morte.
  • Raiva: doença viral, incurável e quase sempre fatal, que ataca o sistema nervoso dos cães e de outros animais. Pode ser transmitida aos humanos. Vacine anualmente seu cão contra a raiva.

Prevenção

• Manter as vacinas sempre atualizadas, incluindo as vacinas polivalente (V8 ou V10), antirrábica e gripe canina. Para os gatos, a V3, V4 ou V5.
  • Relizar os testes regulares de fezes, urina, sangue e sorologia de Giárdia, 4 em 1 (Erlichia, Leishmaniose, Dirofilaria, Anaplasma) e FIV/FeLV para gatos.
  • Realizar a vermifugação a cada 3 meses.
  • Aplicar regularmente o remédio para pulgas e carrapatos, podendo ser na forma de comprimido, pipeta ou coleira.
  • Manter o ambiente do animal limpo e bem cuidado

O checkup com o veterinário é muito importante quando for vermifugar, vacinar e fazer o controle de pulgas e carrapatos. A medicação utilizada deve ser sempre pensada para cada animal, levando em conta a sua idade, estado de saúde, rotina e estilo de vida. Com os cuidados apropriados, seu cachorro poderá desfrutar de passeios saudáveis e seguros.

Seu amigo pode viver mais. Aproveite e agende agora mesmo um clínico geral.. A prevenção é sinônimo de saúde, felicidade e longevidade.