Os pets têm uma vida mais curta que a nossa, e por isso é importante fazermos a preparação tanto do pet quanto a nossa para esse momento tão especial.

A idade não é uma doença, mas muitas mudanças acontecem à medida que os cães envelhecem, o que pode resultar em diversas doenças ou deficiências. O importante sempre é ficar de olhos nestas mudanças de comportamento. Entender as limitações dos cães e gatos ao envelhecer, mas sempre estar com as consultas e exames em dia. Eles são nossos aliados para qualquer sinal de alerta.

Meu cachorro ou gato não está envelhecendo…

Sim, todos os dias. Embora o processo de envelhecimento não possa ser interrompido, é importante reconhecer e gerir as doenças que podem ocorrer à medida que os cães envelhecem, principalmente quando eles passam da metade da expectativa de vida. Desde cedo você deve ter em mente que um dia irão envelhecer, assim esperamos.

Observação diária

Acompanhe os níveis de energia do seu cão ou gato, especialmente quanto tempo ele consegue caminhar. Se você notar quedas significativas, pode ser um sinal de dor, doença cardíaca ou outra doença. Caminhadas regulares são importantes para a qualidade de vida de um cão, bem como brincadeiras de caça para os gatos, não apenas para estimulação mental, mas também proporcionam um tempo extra individual com seu humano.

Envelhecer com saúde e felicidade

Sim, os “idosinhos” podem aprender novos truques! Assim como houve um grande aumento nos “jogos cerebrais” para eles, o seu cão ou gato também precisa exercitar o cérebro. Se a visão ainda estiver boa, ensine sinais manuais. Isso ajudará se sua audição falhar. Os sinais manuais são, na verdade, uma linguagem mais natural para os pets do que as palavras!

Eles continuam querendo brincar

Reserve um tempo todos os dias para brincar com seu cão ou gato. Traga brinquedos especiais para estimular o envolvimento do cérebro. No caso dos cães, se ele é motivado por comida, use brinquedos de quebra-cabeça para desenvolver suas habilidades de resolução de problemas. Brinque de esconde-esconde trabalhando com um amigo ou outro membro da família. Fique em lados opostos da sua casa e reveze-se para chamar seu cachorro. Recompense seu cão com uma guloseima quando ele encontrar você e depois mude de posição na casa enquanto seu amigo chama seu cachorro de volta. Os gatos também precisam de exercitar seu instinto felino. Use os brinquedos adequados para que eles possam se exercitar.

Os exames são essenciais

Exames laboratoriais, incluindo sangue, urina e fezes, são recomendados pelo menos uma vez por ano para detectar alterações na função dos órgãos antes que os cães apresentem sinais de doença ou para monitorar a progressão da disfunção orgânica. Peso e condição corporal e muscular serão avaliados como parte de um exame físico completo. Trabalhar em estreita colaboração com o seu veterinário ajudará a detectar a doença mais cedo, permitindo um manejo e tratamento mais eficazes que garantirão a melhor qualidade de vida ao seu cão.

Consulte o clínico veterinário para receber uma orientação sobre como fazer seu pet envelhecer bem. A prevenção é sinônimo de saúde, felicidade e longevidade.